Digite o assunto ao lado
 

Publicidade

Shopping JFB

Mineirão Mineirão na moda em todas as estações

Di  ÓculosDi ÓculosAqui você pode!

Capa Folha da Bahia Maio 2008


Sem enquete no momento!

 Quinta-Feira, 09 de Setembro de 2010 
Cultura

Ti-ti-ti - Missão possível


fashion e um pouco de drama

18:34:9 de 20/07/2010

Missão possível

 

Ti-ti-ti chega com a tarefa de reerguer o falido horário das sete da emissora, que amarga baixa audiência desde 2007.


Humor, o encanto despertado pelo mundo fashion e um pouco de drama estão na fórmula da produção

 

 

Uma sucessão complicada. Assim pode ser definido o desafio de Ti-ti-ti, que estreou ontem no horário das sete, da Globo. A trama entra no ar com a missão de dar novo fôlego ao horário, que enfrenta crise agravada pelo desempenho nada satisfatório da antecessora Tempos modernos. A aposta da emissora tem elementos que podem fazer com que a atração se torne um sucesso: elenco com nomes consagrados, apelo para o humor e mergulho no mundo da moda.

A Globo aposta todas as fichas na nova novela. Diferentemente do que aconteceu com a antecessora, a ousada Tempos modernos, a história do folhetim já foi testada no passado – é um remake de dois sucessos de Cassiano Gabus Mendes: Ti-ti-ti (1985) e Plumas e paetês (1980).

Nesta segunda versão, sob o comando da autora Maria Adelaide Amaral, as homenagens à versão original não ficarão restritas apenas aos clássicos personagens Jacques Leclair (Alexandre Borges) e Victor Valentim (Murilo Benício). Outra aposta da emissora é Ísis Valverde, protagonista da trama. A personagem de Ísis, Marcela, perdeu os pais ainda cedo e foi criada pela avó, em Belo Horizonte. A mocinha vai se apaixonar por Renato (Guilherme Winter).

A abertura do remake também fará referência à da novela que foi ao ar na década de 1980. Se, naquele ano, as fitas métricas, as lapiseiras e as tesouras gigantes ganharam vida com o auxílio de ímãs, arames e conduítes de metal, desta vez elas são feitas por meio de computação gráfica. Outra novidade, utilizada pela equipe de Hans Donner, é o movimento de câmera. A música que irá embalar a abertura de Ti-ti-ti será a mesma. De diferente, o fato de ela ser cantada por Rita Lee, e não pela banda Metrô, como no original.

 

Além do humor

Jacques Leclair (Alexandre Borges) e Victor Valentim (Murilo Benício), por meio de planos e armações mirabolantes, têm tudo para fazer o telespectador de Tititi, que estreou ontem na Rede Globo, dar boas risadas. No entanto, a trama das sete, escrita por Maria Adelaide Amaral, não terá espaço apenas para a comédia. O drama também estará presente. E uma das personagens que irá encarar a, vamos dizer, parte menos divertida da história será Bruna, interpretada por Giulia Gam. Bruna tem câncer. Mas também sofre com crises familiares. É casada com Gustavo (Leopoldo Pacheco) e não consegue entender por que seu filho, Osmar (Gustavo Leão), deixou a casa dos pais, em São Paulo, e partiu para Belo Horizonte – o garoto, homossexual, foi morar com o namorado, Julinho (André Arteche).

Apesar da doença incurável, Giulia conta que esse não será o principal assunto a ser explorado em Ti-ti-ti. “Na realidade, o câncer é só um reforço para que o marido e o filho dela acatem os seus desejos”, diz. Um de seus pedidos fará com que Gustavo viaje até Belo Horizonte a fim de pedir que o filho visite a mãe. O que ninguém imagina é que, na estrada, Osmar e sua amiga Marcela (Ísis Valverde) sofrerão um acidente. E o rapaz acaba morrendo.

Segundo Giulia, sua personagem vai abordar a questão de aceitar ou não um filho homossexual. “O Osmar nunca falou para a mãe que era gay, mas ela desconfia”, conta a atriz, que confessa ter tido um pouco de dificuldade em dar vida a Bruna. “Uma coisa é ter um filho homossexual na década de 1950. Outra é ter nos dias atuais. É mais complexo. Por isso, eu procurei conhecer famílias mais tradicionais”, revela a atriz.

Ao ser convidada para participar da novela, Giulia confessa que ficou preocupada. “Mais uma personagem dramática. Ela será o contraponto do humor da trama”. Um dos últimos trabalhos marcantes de Giulia foi a ciumenta Heloísa, de Mulheres apaixonadas (2003).

 

Gato e rato

A rivalidade entre os costureiros Jacques Leclair e Victor Valentim, que fez sucesso em 1985, quando Ti-ti-ti foi ao ar pela primeira vez, está de volta na Globo. Mas agora os personagens não estarão só na tela da TV. Na internet, a emissora criou um site para Leclair (www.tvglobo.tititi.globo.com/jacquesleclair) em que é possível ver as criações do personagem e acompanhar sua rotina em um blog. Leclair, interpretado na primeira versão por Reginaldo Faria, agora é vivido por Alexandre Borges. Valentim, personagem de Luis Gustavo em 1985, agora é interpretado por Murilo Benício.

Também terão blogs Adriano Novaes (Rafael Zulu) e Stela Sanches (Mila Moreira), da fictícia revista Moda Brasil. A trama poderá ser seguida pelo Twitter.

 

Colcha de retalhos

Uma vez que Maria Adelaide Amaral decidiu juntar as novelas Ti-ti-ti e Plumas e paetês, foi preciso modificar algumas tramas das versões originais e criar novos personagens para unir os núcleos do remake. Na história de Cassiano Gabus Mendes, por exemplo, não existia a patricinha Thaísa (Fernanda Souza), filha de Jaqueline (Claudia Raia) e Breno (Tato Gabus).

Os gêmeos Mabi (Clara Tiezzi) e Lipe (Davi Lucas), dois dos quatro filhos de Jacques Leclair (Alexandre Borges), também não faziam parte do folhetim original. Na nova versão, ambos influenciarão o comportamento do pai. Mabi usará o pseudônimo Beatrice M. para assinar um blog respeitado de moda. Já Lipe, que vive trancado no quarto, tentará mostrar ao pai a futilidade do universo em que ele trabalha.

 

Nova safra

Ao observar a lista que compõe o elenco de Ti-ti-ti, a ideia é de que a direção de elenco privilegiou possíveis candidatos a galãs de tramas futuras produzidas pela emissora. Neste time estão os atores Rafael Cardoso, Gustavo Leão, Caio Castro, Humberto Carrão, Guilherme Winter, Marco Pigosi e André Arteche. Todos na faixa dos 20 anos e com, no máximo, duas ou três novelas no currículo, mas que podem garantir a audiência do público feminino mais jovem.

 

 

 

Vitrine de novos galãs

 

 

Uma das apostas para o elenco de Ti-ti-ti são os bonitões da nova geração. Com pouca experiência, mas conhecidos pelo público teen, eles tem a missão de fisgar o público feminino na trama

 

Caio Castro

Egresso do elenco de Malhação e um dos campeões de aparição em revistas teens – trono tomado por Fiuk – será Edgar Sampaio, dono de uma agência de modelos. Na trama, ele é namorado de Camila (Maria Helena Chira)

 

Rafael Cardoso

Destaque no elenco da série  Cinquentinha. em Ti-ti-ti ele é Jorgito Viana, um dono de confecção que vive cercado de pretendentes. É filho de Rebeca Biancchi (Cristiane Torloni)

 

Guilherme Winter

Ainda não muito conhecido em novelas, ele interpreta Renato Villa, que é filho de Giancarlo (Mauro Mendonça). Vive à sombra do pai e até sua profissão – ele é administrador – foi escolhida na tentativa de agradá-lo.

 

Humberto Carrão

Filho de Ariclenes (Murilo Benício) e Susana (Malu Mader), é estudante da faculdade de Belas Artes e também trabalha como garçom, já que o pai vive dureza.

 

Gustavo Leão

Seu personagem é homossexual e, para fugir do preconceito, inclusive da própria mãe, Bruna (Giulia Gam), mudou de cidade, onde conheceu e engatou namoro com Julinho (André Arteche).

 


Da Redação, com Agência folhapress

 Últimas

16:48:3 - Economia
Dinheiro pode sim comprar felicidade


16:44:26 - Saúde
Homens com mais de 50 anos precisam de visitas consta


16:40:31 - Comportamento
Beleza tem os seus Dez mandamentos


16:37:40 - Gente
REINALDO TEIXEIRA BRAGA :


16:35:45 - Entrevista
Larissa Riquelme a Musa da Copa


10:7:27 - Polí­tica
Os olhos verdes de Wagner já não seduzem como antes.


9:26:26 - Polí­tica
ITAPETINGA - VISITA DE WAGNER FOI UM FIASCO


9:19:23 - Polí­tica
Jaques Wagner político de duas caras diz Geddel


9:2:21 - Religião
Voto Cristão é o Voto Consciente!


17:37:10 - Religião
CNBB pede que fiéis não votem em Dilma


| Assine | Anuncie | Classificados | Fale Conosco | Parceiros: |

© Folha da Bahia On Line 2007-2009 ® Todos Direitos Reservados
Redação: 3641-7771

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha da Bahia Online.
Desenvolvido por: Jean Ricardo